terça-feira, 31 de outubro de 2017

Carteira de Bitcoin: Como instalar e usar (Bitcoin Core)

carteira bitcoin usar

Em https://bitcoin.org/pt_BR/, você pode fazer o download do Bitcoin Core, o cliente de referência do bitcoin, também conhecido como o "cliente Satoshi". 

O cliente de referência implementa todos os aspectos do sistema bitcoin, incluindo carteiras, mecanismo de verificação de transações com uma cópia completa de toda a blockchain (o ledger de transações), e um nodo completo da rede ponto-aponto do bitcoin.

O Cliente Bitcoin


Bitcoin Core: A Implementação de Referência

Em Bitcoin’s Choose Your Wallet page, selecione Bitcoin Core para baixar o cliente de referência.


Dependendo do seu sistema operacional, você irá fazer o download de um instalador executável. Para o Windows, ele um arquivo ZIP ou um executável .exe. Para Mac OS, ele é um arquivo de imagem de disco .dmg. As versões do Linux incluem um pacote PPA para Ubuntu ou um arquivo tar.gz. A página bitcoin.org que lista os clientes bitcoins recomendados é mostrada em Escolhendo um cliente bitcoin em bitcoin.org.

Executando o Bitcoin Core pela Primeira Vez


Se você baixar um pacote de instalação, como um .exe, .dmg ou PPA, você pode instalá-lo da mesma maneira que qualquer aplicativo em seu sistema operacional. Para Windows, execute o .exe e siga a instalação passo-a-passo. Para Mac OS, execute o .dmg e arraste o ícone Bitcoin-QT para sua pasta
Aplicativos. 

Carteira bitcoin core


Para Ubuntu, clique duas vezes sobre o PPA em seu Explorador de Arquivos e ele irá abrir o gerenciador de pacotes para instalar o pacote. Uma vez que instalação estiver completa, você terá um novo aplicativo chamado Bitcoin-Qt em sua lista de aplicativos. Dê um duplo clique nesse ícone para iniciar o cliente bitcoin.

Na primeira vez que você executa do Bitcoin Core, ele iniciará o download da Blockchain em um processo que pode demorar vários dias (veja [bitcoin-qt-firstload]). 


Deixe ele executando em segundo plano até que ele exiba "Sincronizado" e não mais exiba "Fora de Sincronia" próximo ao valor do saldo.

EXPLICANDO

O Bitcoin Core mantém uma cópia completa do registro de transações (a blockchain), que contém cada transação que já ocorreu na rede bitcoin desde seu início em 2009. Esse conjunto de dados tem vários gigabytes de tamanho (cerca de 34 GB em maio de 2015) e seu download é feito de maneira incremental ao longo de vários dias. 


O cliente não poderá processar transações ou atualizar o saldo da conta a menos que a blockchain completa seja baixada. Durante esse tempo, o cliente irá exibir o texto "não sincronizado" próximo ao saldo da conta e mostrará "Sincronizando" no rodapé. Certifique-se de que você tenha espaço em disco, conexão rápida à internet e tempo suficientes para completar a sincronização inicial.

FONTE - Esse é um trecho do livro 'Mastering Bitcoin


EmoticonEmoticon