sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Diferenças entre Bitcoin, AltCoin e LiteCoin

Bitcoin altcoin e litecoin

A vasta maioria das alt coins são derivadas do código-fonte do bitcoin, também conhecidas como "forks" (bifurcações). Algumas são implementadas do zero, baseando-se no modelo blockchain, mas sem utilizar nenhum código-fonte do bitcoin. 

As alt coins e alt chains (leia mais na próxima seção) são implementações separadas da tecnologia blockchain e ambas as formas usam sua própria blockchain. Usamos termos diferentes para indicar que as alt coin são primariamente usadas como moeda, enquanto as alt chain são usadas para outras propostas, mas não como moeda primariamente. 


PROCESSO DE FORK


Falando mais precisamente, o primeiro fork "alt" principal do código do bitcoin não foi uma alt coin, mas a alt chain Namecoin, que nós iremos discutir na próxima seção. Baseando-se na data de divulgação, a primeira alt coin que foi uma bifurcação (fork) do bitcoin apareceu em agosto de 2011; ela foi chamada de IXCoins. 

A IXCoin modificou alguns parâmetros do bitcoin, acelerando a criação da moeda ao aumentar a recompensa para 96 moedas por bloco. Em setembro de 2011, a Tenebrix foi lançada. A Tenebrix foi a primeira criptomoeda a implementar um algoritmo de prova-de-trabalho alternativo, um scrypt , um algoritmo originalmente projetado para reforçar senhas (resistência a ataques de força bruta). 

O objetivo da Tenebrix era fazer uma moeda que fosse resistente à mineração com GPUs e ASICs, ao usar um algoritmo com uso intenso de memória. A Tenebrix não teve sucesso como uma moeda, mas ela foi a base para a Litecoin, que obteve grande sucesso e disseminou centenas de clones. 

A Litecoin, além de usar um script como algoritmo de prova-de-trabalho, também implementou um tempo de geração de blocos maior, com alvo de 2,5 minutos ao invés dos 10 minutos do bitcoin. 

A moeda resultante é aclamada como a "prata do bitcoin-ouro" e tem como objetivo ser uma moeda alternativa de peso leve (light-weight). Devido ao tempo de confirmação mais rápido e o limite de moedas total de 84 milhões, muitos adeptos do Litecoin acreditam que ela é mais adequada para operações de varejo do que o bitcoin. 

As alt coins continuaram a proliferar-se em 2011 e 2012, baseadas em bitcoin ou no Litecoin. Em 2013, existiam 20 alt coins disputando por uma posição no mercado. No final de 2013, esse número explodiu para 200, com 2013 rapidamente se tornando o "ano das alt coins". 

O crescimento das alt coins continuou em 2014, com mais de 500 alt coins em existência no momento que esse livro foi escrito. Mais de metade das alt coins atuais são clones do Litecoin. Criar uma alt coin é fácil, por isso existem agora mais de 500 delas. 

A maioria das alt coins diferem muito pouco do bitcoin e não oferecem nada que mereça um estudo. Muitas são de fato apenas tentativas de enriquecer seus criadores. Entre as cópias baratas e os esquemas de pump-and-dump (aumentar o valor da moeda e depois vender), existem, entretando, algumas exceções notáveis e inovações muito importantes. Essas alt coins usam abordagens radicalmente diferentes ou adicionam inovação significativa ao padrão de projeto do bitcoin. 

Existem três áreas principais nas quais essas alt coins se diferenciam do bitcoin: 

• Política monetária diferente 

• Mecanismo de consenso ou de prova de trabalho diferente 

• Características específicas, como forte anonimidade 

Para maiores informações, veja esse gráfico de linha do tempo das alt coins e alt chains. 

Avaliando uma Alt Coin 


Com tantas alt coins disponíveis, como alguém pode decidir quais são merecedoras de atenção? ALgumas alt coins tentam conseguir distribuição ampla e uso como moedas. 

Outras são laboratórios para experiências com recursos e modelos monetários diferentes. Muitas são apenas esquemas para enriquecimento rápido de seus criadores. Para avaliar alt coins, eu analiso suas características definidores e suas métricas de mercado. 

Aqui estão algumas questões para se perguntar sobre o quanto uma alt coin se diferencia do bitcoin: 

• A alt coin introduz uma inovação significativa? 

• A diferença é estimuladora o suficiente para afastar os usuários do bitcoin? 

• A alt coin se presta a um mercado de nicho ou aplicação interessantes? 

• A alt coin conseguirá atrair mineradores suficientes para ser protegida contra ataques de consenso? 

Aqui estão algumas métricas de mercado e financeiras vitais para serem consideradas: 

• Qual é a capitalização de mercado total dessa alt coin? 

• Quantos usuários/carteiras estima-se que a alt coin tenha? 

• Quantos comerciantes aceitam a alt coin? 

• Quantas transações diárias (volume) são executadas com a alt coin? 

• Quanto valor é transferido diariamente?  

Nesse capítulo, nós iremos nos concentrar primariamente nas características técnicas e no potencial de inovação das alt coins representadas pelo primeiro conjunto de questões. 

Alternativas de Parâmetro Monetário: Litecoin, Dogecoin, Freicoin 


O Bitcoin possui alguns parâmetros monetários que o fornecem características distintas de moeda de emissão-fixa deflacionária. Ele é limitado a 21 milhões de unidades principais (ou 21 quadrilhões de unidades menores), ele possui uma taxa de emissão com declínio em progressão geométrica e tem uma "frequência cardíaca" de um bloco a cada 10 minutos, que controla a velocidade de confirmação das transações e a geração da moeda. 

Muitas alt coins modificaram os parâmetros primários para obter políticas monetárias diferentes. Entre as centenas de alt coins, alguns dos exemplos mais notáveis incluem os seguintes. Litecoin Uma das primeiras alt coins, lançada em 2011, a Litecoin é a segunda moeda digital de maior sucesso após o bitcoin. 

Suas inovações primárias foram o uso de script para o algoritmo de prova-de-trabalho (herdado do Tenebrix) e seus parâmetros de moeda mais rápidos/leves. 

• Tempo de geração do bloco: 2,5 minutos 

• Total de moedas: 84 milhões de moedas em 2140 

• Algoritmo de consenso: Prova de trabalho Scrypt 

• Capitalização de mercado: $160 milhões na metade de 2014

Dogecoin 


A Dogecoin foi lançada em Dezembro de 2013, baseada em um fork da Litecoin. A Dogecoin é notável porque ela possui uma política monetária de rápida emissão e um limite de moedas muito alto, para estimular o gasto e as doações. 

A Dogecoin também é notável porque ela começou como uma piada, mas se tornou bastante popular, com uma comunidade numerosa e ativa, antes de diminuir rapidamente em 2014. 

• Tempo de geração de bloco: 60 segundos 

• Total de moedas: 100.000.000.000 (100 bilhões) de Doge em 2015 

• Algoritmo de consenso: Prova de trabalho Scrypt 

• Capitalização de mercado: $12 milhões na metade de 2014 

Freicoin 


Freicoin foi introduzida em julho de 2012. Ela é uma moeda demurrage, o que significa que ela tem uma taxa de juros negativa para o valor armazenado. O valor guardado na Freicoin é deduzido de uma taxa APR de 4,5%, para encorajar o consumo e desencorajar a acumulação de dinheiro. 

A Freicoin é notável por implementar uma política monetária que é o oposto exato da política deflacionária do Bitcoin.

 A Freicoin não experimentou sucesso enquanto moeda, mas é um exemplo interessante da 6 variedade de políticas monetárias que podem ser expressadas por alt coins. 

• Tempo de geração do bloco: 10 minutos 

• Total de moedas: 100 milhões de moedas em 2140 

• Algoritmo de consenso: Prova de trabalho em SHA256 

• Capitalização de mercado: $130.000 na metade de 2014

FONTE - Esse é um trecho do livro 'Mastering Bitcoin


EmoticonEmoticon