sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Cadeias, Moedas e Aplicações Alternativas

Cadeias, Moedas e Aplicações

Bitcoin foi o resultado de 20 anos de pesquisa em sistemas distribuídos e moedas, trazendo uma nova tecnologia revolucionária: o mecanismo de consenso descentralizado baseado em prova de trabalho. 

Essa invenção no núcleo do bitcoin marcou o início de uma onda de inovações em moedas, serviços financeiros, economia, sistemas distribuídos, sistemas de votação, administração corporativa e contratos. 

Neste capítulo iremos examinar muitos ramos das invenções do bitcoin e do blockchain: as cadeias alternativas, moedas e aplicações construídas desde a introdução dessa tecnologia em 2009. 


MOEDAS ALTERNATIVAS


Principalmente iremos olhar para as moedas alternativas, ou alt coins, que são moedas digitais implementadas que usam o mesmo padrão de design que o bitcoin, mas com uma blockchain e uma rede completamente separadas. Para cada alt coin mencionada nesse capítulo, 50 ou mais não serão mencionadas, provocando gritos de raiva em seus criadores e fãs. 

A proposta desse capítulo não é avaliar ou qualificar as alt coins, ou mesmo mencionar as mais significativas baseando-se em alguma avaliação subjetiva. Ao invés disso, nós iremos destacar alguns exemplos que mostram a amplitude e variedade do ecosistema, mostrando a primeira de cada tipo de inovação ou diferenciação significativa. 

Alguns dos exemplos mais interessantes de alt coins são de fato fracassos completos do ponto de vista monetário. Isso talvez as torne ainda mais interessantes de se estudar e destaca o fato que esse capítulo não é para ser usado como um guia de investimento. 

Com novas moedas sendo lançadas a cada dia, seria impossível não deixar de falar de alguma moeda importante, talvez uma que mude a história. A taxa de inovação é o que faz com que esse espaço seja tão empolgante e garante que esse capítulo já será incompleto e desatualizado assim que ele for publicado. 

Uma Taxonomia de Moedas e Cadeias Alternativas 


O Bitcoin é um projeto de código-aberto, e seu código tem sido usado como a base para muitos outros projetos de software. A forma mais comum de software gerado a partir do código-fonte do bitcoin são moedas descentralizadas alternativas, ou alt coins, que usam os mesmos blocos de construção básicos para implementar as moedas digitais.

Existem várias camadas de protocolos implementadas sobre a blockchain do bitcoin. Essas meta coins, meta chains ou apps de blockchain usam a blockchain como uma plataforma de aplicações ou estendem o protocolo bitcoin ao adicionar camadas de protocolos. Alguns exemplos incluem Colored Coins, Mastercoin, NXT e Counterparty. 

Na próxima seção, examinaremos algumas alt coins notáveis, como a Litecoin, Dogecoin, Freicoin, Primecoin, Peercoin, Darkcoin e Zerocoin. Essas alt coins são notáveis por questões históricas ou porque elas são bons exemplos para um tipo específico de inovação de alt coin, e não porque elas são mais valiosas ou porque são as "melhores" alt coins. 

Além das alt coins, existem várias implementações alternativas da blockchain que não são "moedas", que eu as chamo de alt chains. Essas alt chains implementam um algoritmo de consenso e um registro distribuído como uma plataforma para contratos, registro de nomes e outras aplicações. 

As alt chains usam os mesmos blocos básicos de construção e às vezes também usam uma moeda ou um token como mecanismo de pagamento, mas sua proposta primária não é ser moeda. Nós iremos apresender sobre a Namecoin e o Ethereum como exemplos de alt chains. 

Por fim, existem vários aspirantes a bitcoin que oferecem moeda digital ou redes de pagamento digital, mas sem usar um registro descentralizada ou mecanismo de consenso baseado em prova de trabalho, como o Ripple e outros. Essas tecnologias não-blockchain estão fora do âmbito desse livro e não serão tratadas nesse capítulo. 

Plataformas Meta Coin 


Plataformas meta coin e meta chains são camadas de software implementados no topo do bitcoin, seja implementando uma moeda-dentro-de-uma-moeda, ou uma sobrecamada de plataforma/protocolo dentro do sistema bitcoin. Essas camadas funcionais estendem o protocolo principal do bitcoin e adiciona funcionalidades e capacidade de codificar dados adicionais dentro das transações e endereços de bitcoin. 

As primeiras implementações de meta coins (meta-moedas) usaram vários hacks para adicionar metadados à blockchain do bitcoin, tais como usar um endereço bitcoin para codificar dados ou utilizar campos de transações vazios (por ex: o campo sequência de transação) para codificar metadados sobre a camada de protocolo adicional. 

Já que a introdução do opcode do script de transação OP_RETURN, as meta moedas são capazes de gravar metadados mais diretamente na blockchain, e a maioria está migrando para esse uso. 

Colored Coins 


Colored coins ou Moedas Coloridas é um meta protocolo que superpõe a informação de pequenas quantidades de bitcoin. Uma moeda "colorida" é uma quantidade de bitcoin que teve seu propósito redefinido para expressar outro ativo. Imagine, por exemplo, pegar uma nota de R$1 e colocar um selo que diz "Esse é 1 certificado de ações de uma ação da Acme Ltda." Agora a nota de R$1 serve para dois propósitos: 

É uma nota de dinheiro e também um certificado de ações. Como ela é mais valiosa como uma ação, você não vai querer usá-la para comprar bala, de forma que ela não é mais útil como dinheiro. 

Moedas coloridas funcionam da mesma forma, convertendo uma pequena e específica quantidade de bitcoin em um certificado negociável que representa outro ativo. O termo "color" ou "cor" refere à ideia de dar um significado especial através da adição de um atributo tal como uma cor — é uma metáfora, não uma associação a uma cor real. 

Não há cores nas moedas coloridas. Moedas coloridas são gerenciadas por carteiras especializadas que gravam e interpretam os metadados anexados aos bitcoins coloridos. Usando tal carteira, o usuário irá converter uma quantidade de bitcoins comuns para moedas coloridas ao adicionar uma etiqueta que possui um significado especial. 

Por exemplo, a etiqueta poderia representar certificados de ações, cupons, propriedades reais, commodities ou tokens colecionáveis. Fica a critério do usuário de moedas coloridas designar e interpretar o significado da "cor" associada com moedas específicas. 

Para colorir as moedas, o usuário define o metadado associado, tal como o tipo de emissão, se pode ser subdividida 2 ou não. um símbolo e descrição ou outra informação relacionada. Uma vez colorida, essas moedas podem ser compradas e vendidas, subdivididas e agregadas, além de poder receber dividendos. As moedas coloridas também podem ser "descoloridas" ao se remover a associação especial e assim, ter seu valor novamente em bitcoin. 

Para demonstrar o uso das colored coins, nós criamos um conjunto de 20 colored coins com o símbolo "MasterBTC" que representa cupons para uma cópia gratuite desse livro demonstrado em [example_9- 1]. 

Cada unidade de MasterBTC, representada por essas colored coins, agora pode ser vendida ou doada para qualquer usuário bitcoin com uma carteira compatível com colored-coins, que agora poderá transferí-las para outros ou regastá-las com a editora para receber uma cópia gratuita desse livro. Esse exemplo das colored coins pode ser visto aqui. 

1. O perfil de metadados das colored coins registrado como um cupom para uma cópia grátis do livro 

{   "source_addresses": [   "3NpZmvSPLmN2cVFw1pY7gxEAVPCVfnWfVD"   ],   "contract_url": "https://www.coinprism.info/asset/3NpZmvSPLmN2cVFw1pY7gxEAVPCVfnWfVD",   "name_short": "MasterBTC",   "name": "Free copy of \"Mastering Bitcoin\"",   "issuer": "Andreas M. Antonopoulos",   "description": "This token is redeemable for a free copy of the book \"Mastering Bitcoin\"",   "description_mime": "text/x-markdown; charset=UTF-8",   "type": "Other",   "divisibility": 0,   "link_to_website": false,   "icon_url": null,   "image_url": null,   "version": "1.0" } 

Mastercoin 


Masteroin é uma camada de protocolo sobre o bitcoin que dá suporte a uma plataforma para várias aplicações que extendem o sistema bitcoin. Mastercoin usa a moeda MST como um token para conduzir transações Mastercoin, mas não é primariamente uma moeda. 

Ao invés disso, é uma plataforma para construir outras coisas, como moedas de usuário, tokens de propriedade smart, meios descentralizados de troca de ativos, e contratos. Pense na Mastercoin como um protocolo em camada de aplicação sobre a camada de transporte de transações financeiras do bitcoin, da mesma forma que HTTP roda por cima do TCP. 

Mastercoin operada primariamente através de transações enviadas de e para um endereço bitcoin especial chamado de endereço "exodus" 1EXoDusjGwvnjZUyKkxZ4UHEf77z6A5S4P), da mesma maneira que o HTTP usa uma porta TCP específica (porta 80) para diferenciar seu tráfego do resto do tráfego TCP. 

O protocolo Mastercoin está gradualmente se transformando, deixando de usar endereços endereços exodus especializados e multi-assinaturas para usar o operador bitcoin OP_RETURN para codificar os metadados de transação. 

Counterparty 


Counterparty é outra camada de protocolo implementada sobre o bitcoin. A Counterparty possibilita moedas de usuários, tokens negociáveis, instrumentos financeiros, transações descentralizadas de ativos e outras funcionalidades. 

A Counterpary é implementada primariamente usando o operador OP_RETURN na linguagem de script do bitcoin para registrar metadados que aprimoram as transações bitcoin com significados adicionais. A Counterparty usa a moeda XCP como um token para conduzir as transações Counterparty.

FONTE - Esse é um trecho do livro 'Mastering Bitcoin


EmoticonEmoticon