segunda-feira, 25 de maio de 2020

Bitcoin, um dinheiro exponencial

Bitcoin, um dinheiro exponencial

Existem algumas similaridades do Bitcoin com a velocidade da indústria tecnológica, assim como essa, ele parece ser regido pela lei de Moore, onde alcança crescimento exponencial.

Não é apenas o fato de ser um dinheiro deflacionário, que se torna mais escasso e ganhar valor ao longo do tempo, esse valor tem ocorrido de forma vertiginante.

É preciso entender como o crescimento exponencial se dá em razões distintas do linear, um crescimento linear, para ser bem didático, diz respeito a linha crescente 1,2,3,4,5,6,7 por diante.

Enquanto que o crescimento exponencial ocorre em ordem dobrada: 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512, 1024, e assim por diante, e isso pode ser verificado acompanhando o gráfico do preço do BTC ao longo dos anos.

RAZÃO DO CRESCIMENTO


O motivo pelo qual o Bitcoin cresce em cotação nessa velocidade e proporção é devido ele conter as mesmas propriedades dos recentes avanços tecnológicos nas áreas de hardware e software, atrelado a demanda de mercado.

Os principais fatores que favorecem sua alta valorização são:

1 A quantidade limitada de Bitcoins, até 21 milhões de unidades.


Atualmente há algo aproximadamente em torno de 18 milhões de btc em circulação, e se formos contar os que foram perdidos, essa quantidade deve cair para 15 milhões. 

Ou seja, é uma quantidade muito pequena em comparação com a população total da terra, que fica em torno dos 7 bilhões.

O que isso significa?

Digamos que um bilhão de pessoas no planeta conheçam Bitcoin, fazendo um cálculo de exemplo, uma quantidade de btc distribuída por igual para 1 bilhão de pessoas seria 0,0021.

Ou seja, quanto mais o tempo passa, mais pessoas saberão sobre ele, e quanto mais pessoas souberem sobre ele mais irá valer, por que ele não pode ser produzido em proporção equiparada.

2 Os Halving


A quebra pela metade da recompensa de Bitcoins a cada 4 anos com um evento chamado: Halving.

Em 2009, a recompensa pela mineração era de 50 btc, em 2012 caiu para 25, em 2016 para 12,5. 

E agora em 2020 tivemos mais uma quebra de 6,25 na recompensa aos mineradores que atuam nas verificações da rede.

Isso significa dizer que se tornou mais difícil conseguir btc pelo processo de mineração.

Com o passar do tempo, encontrar BTC se torna mais difícil do que ouro.

3 A crescente demanda 


Conforme analisado no item 1, quanto mais popular se torna o btc, mais valioso se torna.

Itens como carros, roupas e até o próprio dinheiro dos países, podem ser produzidos conforme cresce a demanda pelos mesmos, mas o btc não pode ser fabricado, ele tem uma oferta única e limitada.

4 A desvalorização das moedas fiduciárias.


Moedas como o real e o dólar, tendem a valer menos com o tempo, por que são constantemente inflacionadas pelos governos, com o fim de financiarem o socorro emergencial da economia.

Isso acaba gerando um efeito contrário para as pessoas, pois quanto mais dinheiro circula na economia, menos valor ele tem.

Então se o Bitcoin já valoriza em relação a mercados e moedas estáveis, imagine comparado com moedas que se depreciam periodicamente?

As crises econômicas favorecem uma alta crescente do Bitcoin, por que ele não é controlado por nenhum governo.

Reserva de valor

O Bitcoin tem se mostrado a melhor reserva de valor dos últimos 10 anos, não se sabe se permanecerá assim, mas vale a pena apostar.

Diante de tudo isso que analisamos aqui, a probabilidade é que o BTC chegue a valores estratosféricos no futuro breve, assim como diversas outras criptomoedas. 

Se isso lhe interessa, compre Bitcoin AQUI


EmoticonEmoticon