quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Mineração e consenso de confirmações no Blockchain

Blocos mineração bitcoin

Mineração é o processo através do qual um novo bitcoin é adicionado à oferta de dinheiro. A mineração também serve para proteger o sistema bitcoin contra transações fraudulentas ou transações gastando a mesma quantia de bitcoin mais de uma vez, o que é conhecido como gasto duplo. 

Os mineradores fornecem poder de processamento à rede bitcoin em troca da oportunidade de serem recompensados em bitcoin. Mineradores validam novas transações e as gravam no Livro Razão global. Um novo bloco, contendo transações que ocorreram desde o último bloco é "minerado" em média a cada 10 minutos, assim adicionando estas transações a Cadeia de Blocos. 


CADEIA DE BLOCOS


Transações que se tornam parte de um bloco e são adicionadas a Cadeia de Blocos são consideradas "confirmadas", o que permite os novos proprietários de bitcoin a gastarem os bitcoins recentemente recebidos nestas transações. Mineradores recebem dois tipos de recompensa pela mineração: novas moedas criadas a cada novo bloco, e taxas de transação em todas as transações incluídas no bloco. 

Para ganhar essa recompensa, os mineradores competem entre si para resolver um complexo problema matemático baseado em um algoritmo de hash criptográfico. A solução para o problema, chamada de proof-of-work (prova de trabalho), é incluída no novo bloco e serve como prova de que o minerador gastou uma significativa quantidade de esforço computacional. 

A competição para resolver o algoritmo de proof-of-work a fim de obter as recompensas e o direito de registrar transações no blockchain é a base do modelo de segurança da rede bitcoin. O processo de geração de novas moedas é chamado de mineração porque a recompensa é projetada para simular retornos cada vez menores, da mesma maneira que a mineração de metais preciosos. 

A oferta monetária do bitcoin é criada através da mineração, semelhante à maneira como um banco central emite dinheiro através da impressão de cédulas (notas de dinheiro). A quantia de bitcoin recém-criado que um minerador pode acrescentar em cada bloco diminui a cada 4 anos em média (ou precisamente a cada 210.000 blocos). 

DE 2008 ATÉ 2140


No início do bitcoin, em janeiro de 2009, 50 bitcoins eram gerados a cada bloco, e esse número caiu pela metade (25 bitcoins por bloco) em novembro de 2012. Ele irá cair pela metade (12,5 bitcoins por bloco) no ano 2016. Como é baseada nessa fórmula, a remuneração da mineração do bitcoin diminuirá exponencialmente até aproximadamente o ano de 2140, quando todos os bitcoins (20,99999998 milhões) terão sido emitidos. 

Após 2140, mais nenhum bitcoin será criado. Os mineradores de bitcoin também ganham taxas das transações. Cada transação pode incluir uma taxa de transação, na forma de um excedente de bitcoins entre as entradas (inputs) e saídas (outputs) da transação. O minerador de bitcoin que vencer irá receber as taxas das transações que estão incluídas no bloco que ele minerou. 

Atualmente, as taxas representam 0,5% ou menos da renda de um minerador de bitcoin, ou seja, a maior parte da renda vem dos bitcoins recém-minerados. No entanto, à medida que a recompensa diminui ao longo do tempo e o número de transações por bloco aumenta, uma proporção maior da renda dos mineradores virá das taxas das transações. 

APÓS 2140


Após 2140, tudo o que os mineradores irão ganhar virá na forma de taxas de transações. 1 A palavra "mineração" pode causar confusão. Pela analogia com a extração se metais preciosos, ela foca nossa atenção na recompensa pela mineração, ou seja, os novos bitcoins gerados em cada bloco. Embora a mineração seja incentivada por essa recompensa, a proposta primária da mineração não é a recompensa ou a geração de novas moedas. 

Se você ver mineração somente como o processo através do qual as moedas são criadas, você está confundindo os meios (incentivos) como um objetivo do processo. Mineração é o processo principal da câmara de compensação descentralizada, através do qual as transações são apuradas e validadas. 

A mineração garante a segurança do sistema bitcoin e permite a existência de um consenso em toda a rede sem a necessidade de uma autoridade central. Mineração é a invenção que torna o bitcoin especial, é um mecanismo de segurança descentralizado que é a base para o dinheiro digital ponto-a-ponto. 

A recompensa por moedas recém-mineradas e as taxas de transações são um esquema de incentivo que alinha as ações dos mineradores com a segurança da rede, enquanto simultaneamente implementa a oferta monetária. Nesse capítulo, nós iremos primeiramente examinar a mineração como um mecanismo de oferta monetária e então olharemos para a mais importante função da mineração: o mecanismo de consenso emergergente descentralizado subjacente da segurança do bitcoin.

FONTE - Esse é um trecho do livro 'Mastering Bitcoin


EmoticonEmoticon